Com o objetivo de facilitar a rotina dos tutores de cães e gatos, a partir de setembro, a Prefeitura de Manaus irá realizar agendamento para os serviços de castração, esterilização e microchipagem de cães e gatos, por meio do Disque Saúde (0800-280-8-280). São serviços gratuitos que contribuem para a redução no número de animais soltos nas ruas e, consequentemente, na diminuição de zoonoses.

A gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Márcia Tereza Barbosa, destaca que o agendamento dessas cirurgias é realizado de acordo com um calendário previamente estabelecido. Ocorre, em geral, na última semana de cada mês para o preenchimento das vagas do subsequente. “Além da opção por telefone, os tutores dos pets podem continuar contando com o agendamento presencial em uma das três unidades do CCZ, de acordo com a respectiva área distrital, munidos de CPF, RG e comprovante de residência”, explicou.

Quem mora nas zonas Sul e Oeste, deve vir à sede do CCZ, situada na avenida Brasil, ao lado do CAIC. No local, são disponibilizadas 20 vagas por dia, entre às 8h e 12h. Quem mora nas Norte e Leste, pode contar, respectivamente, com as unidades móveis localizadas no estacionamento da Escola Municipal Sulamita Pereira Gonçalves (av. Timbiras, 177, Cidade Nova II) e do Instituto Federal do Amazonas (al. Cosme Ferreira, 8045, Zumbi). Em ambas, o funcionamento acontece entre 8h à 11h e são disponibilizadas 15 vagas diariamente.

 

Entenda

O CCZ mantém um programa permanente de controle populacional de cães e gatos que compreende o registro e a identificação por meio de implante de microchip, educação em saúde e guarda responsável, castração e fiscalizações zoossanitárias.

A castração é o método de controle populacional mais aceito e recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A equipe de veterinários do CCZ realiza procedimentos em machos (orquiectomia) e fêmeas (ovário-histerectomia), por meio da técnica minimamente invasiva ou ‘técnica do gancho’.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here