Connect with us

Manaus, AM,

TECNOLOGIA

Coronavírus: teoria da conspiração acredita que doença é efeito colateral do 5G

Publicado

em

Não é uma novidade que o surto de coronavírus tem gerado várias Fake News nas redes sociais. Uma delas tem circulado não somente no Brasil, mas também em grupos do Facebook e canais do YouTube espalhados por todo o mundo: a que considera a doença um efeito colateral do 5G. As informações são do TudoCelular.

O criador dessa comunidade é o “pesquisador de OVNIs” John Kuhles. Ele criou um vídeo no qual credita a uma mulher chamada Dana Ashline. Na gravação, ela fala por cerca de uma hora sobre possíveis riscos da rede móvel de quinta geração.

Para a conspiracionista, o lançamento da tecnologia na cidade de Wuhan teria gerado uma patologia que tem sintomas de envenenamento por radiação. Além disso, afirma que o 5G causaria danos no sistema imunológico das pessoas.

Esse mesmo boato já havia sido desmentido pelo #CoronaVirusFacts, um projeto criado pela International Fact-Checking Network (IFCN) que checa Fake News sobre o coronavírus. Ele é liderado pela brasileira Cristina Tardáguila e chegou a ser abordado em uma coluna Detetive TudoCelular do começo deste mês.

Inconsistências

Essa teoria da conspiração é formada por dois pilares, já citados mais acima. Pois bem: vamos desmistificá-los. O primeiro diz que a cidade de Wuhan foi a primeira cidade a ter 5G na China, por isso virou o epicentro da doença. Na verdade, o lugar foi somente um do total de 16 municípios do país a liberar a nova tecnologia em um primeiro momento. As demais localidades não apresentam número elevado de casos do Covid-19.

O segundo fator indica problemas na imunidade do ser humano que seriam gerados pela rede móvel de quinta geração. Até o momento, não há qualquer evidência que comprove efeitos do sinal do 5G no organismo das pessoas, independente da consequência supostamente gerada.

E aí, você tem recebido boatos desse tipo sobre o coronavírus? Conte para a gente no espaço destinado a comentários.

Mais Lidas