Connect with us

Manaus, AM,

BRASIL

Senado aprova projeto que adia o Enem devido à pandemia de Covid-19

Publicado

em

Brasil – O Senado aprovou, na noite desta terça-feira (19), o projeto que prevê o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em caso de calamidades públicas, como a atual pandemia do novo coronavírus. Setenta e cinco senadores votaram a favor da postergação do exame e apenas um foi contra. A medida agora será apreciada pela Câmara dos Deputados já nesta quarta-feira (20).

Um dos argumentos dos senadores favoráveis ao adiamento foi a falta de acesso de parte dos estudantes à internet em meio à crise da Covid-19, o que impossibilitaria uma concorrência justa com os demais candidatos. O projeto foi apresentado pela senadora Daniella Ribeiro (PP-PB).

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, é contra o adiamento e, antes da aprovação do projeto no Senado, havia confirmado a realização do Enem impresso para 1.º e 8 de novembro. Segundo o ministro, a consequência desse projeto de lei pode ser a perda do primeiro semestre letivo de 2021 no ensino superior.”

“Ainda nesta terça, Weintraub postou no Twitter que o governo abrirá consulta aos estudantes que se inscreveram no Enem para saber se preferem manter a data da prova ou adiar por 30 dias. “O MEC fará uma consulta, na última semana de junho, a todos os inscritos, através da “Página do Participante”, do @inep_oficial.Vamos manter a data? Adiar por 30 dias? Suspender até o fim da pandemia? O Gov @jairbolsonaro quer saber a opinião dos brasileiros! Democracia é isso!”, escreveu.”

Mais Lidas