Manaus – O prefeito Arthur Virgílio Neto realizou nesta terça-feira, 5/2, a abertura do Ano Letivo 2019 das 496 escolas públicas municipais de Manaus, que receberá mais de 240 mil alunos, sendo 45 mil novatos. A solenidade foi marcada pela inauguração da Creche Municipal Professor Elias Lima de Souza, no bairro Zumbi dos Palmares. Com essa, a zona Leste passa a contar com seis unidades de ensino voltadas para crianças de 1 a 3 anos.

“Quando cheguei na prefeitura, em 2013, ocupávamos o 23º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, que avalia o ensino básico em todo país. Hoje estamos na 9º posição e o nosso objetivo é chegar ao 8º lugar até fim desta gestão, porque não há nada mais nobre que realizar um bom projeto educacional”, destacou. “Quando assumi era uma creche e hoje chegamos a 17 unidades. Eu acredito que a vitória educacional começa com a creche, quanto mais avançamos nessa área da educação, mas evoluímos também nos nossos resultados gerais”, completou o prefeito em seu discurso.

Em sete anos, a gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto deu um salto na cobertura da Educação Infantil, saindo de apenas uma creche para 17 estruturas em funcionamento. Desse total, 13 são próprias e outras quatro são conveniadas. Com as inaugurações de creches e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), a rede municipal de ensino de Manaus passa a atender aproximadamente 51 mil crianças, de 1 a 5 anos, matriculadas na educação infantil.

Ao entregar uma nova creche, além de prezar pela qualidade da estrutura, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) também se preocupa com os serviços e conteúdo pedagógico ensinado às crianças. Por isso, todas as unidades trabalham com a Proposta Pedagógica da Educação Infantil elaborada pela Divisão de Educação Infantil (DEI) e Gerência de Creches da Semed, o Caderno de Orientações Pedagógicas aos Professores da Fase Creche e o Currículo Próprio, denominado Vivências e Saberes. A equipe multidisciplinar conta com professores, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, pedagogos e manipuladores de alimentos.

Atualmente, a prefeitura trabalha na construção de oito novas creches. A previsão é que, ainda no primeiro semestre de 2019, mais uma unidade seja entregue.

Comentários

Comentários