Manaus – O vice-governador e secretário estadual de saúde, Carlos Almeida, esteve nesta tarde de sábado (02/03) na maternidade Ana Braga, na zona leste de Manaus, onde foi conferir, pessoalmente, o funcionamento da unidade, conforme o plano de ação adotado pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam) para o feriado prolongado do carnaval. Carlos Almeida também acompanha o processo de ampliação de leitos na maternidade.

Por determinação do governador Wilson Lima, o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na Ana Braga está aumentando de 15 para 25. Neste sábado, foram instalados cinco, dos dez leitos de UTI neonatais previstos e outros cinco estão sendo equipados para entrar em funcionamento no início da semana. Além deles, também estão sendo preparados para serem reativados seis leitos de UTI materna.

Abastecimento – Durante a visita, o secretário pôde verificar questões como o abastecimento de medicamentos e produtos para saúde que vem sendo garantido pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), incluindo o Tamiflu, antiviral para combater a H1N1. O plano da Susam prevê, ainda, as ações para o enfrentamento da Influenza A e outras Síndromes Respiratórias Agudas.

“É obrigação do Governo do Estado acompanhar o funcionamento dos serviços públicos. A saúde é essencial, então nós devemos, enquanto secretaria, acompanhar o funcionamento dos hospitais porque esse aumento na demanda é natural no carnaval, em especial a H1N1, que está sendo monitorada de perto. A direção da maternidade está nos pondo a par de todas as melhorias feitas, como a ampliação de leitos de UTI, que são importantes para nos dar retaguarda. Também estamos cuidando para que não haja desabastecimento. As medidas de urgência necessárias foram tomadas e a equipe da Cema (Central de Medicamentos do Amazonas) está em sintonia com a maternidade para que não haja falta de elementos essenciais”, disse o secretário.

Comentários

Comentários