Por: Secretaria Municipal de Comunicação

conteúdo de responsabilidade do anunciante 

Que tal viver uma experiência mais rápida no trânsito?

A Faixa Exclusiva retorna no dia 24 de novembro, destinada para uso específico dos ônibus que compõem a frota do transporte coletivo e outros veículos autorizados.

Com a Faixa, o transporte público ganha agilidade, o trânsito fica mais organizado e os usuários dos coletivos ganham mais qualidade de vida, encurtando suas viagens em até meia hora.

Onde estão as Faixas Exclusivas?

Nas avenidas Constantino Nery e Torquato Tapajós e rua Mário Ypiranga Monteiro.

A fiscalização e ordenamento dos veículos serão realizados por agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito.

Funcionamento

A Faixa Exclusiva funcionará de segunda a sexta-feira, de 4h às 22h, e aos sábados, de 4h ao meio dia. A orientação está disponível em placas nas vias citadas. O condutor que circular fora dos horários e dias permitidos comete infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Aos domingos e feriados, a faixa fica liberada para todos os veículos.

Além dos ônibus, nos dias e horários de funcionamento a faixa exclusiva pode ser utilizada por táxis, veículo especial/fretamento, veículos de transporte de tropa e equipamento bélicos das forças armadas, veículos de guincho em efetivo serviço de remoção, veículos de urgência, emergência e operacionais, devidamente identificados.

Conscientização

Para preparar e conscientizar os motoristas sobre o retorno da Faixa, desde o dia 13 de novembro profissionais da Prefeitura de Manaus estão nas ruas realizando um trabalho educativo para alertar os condutores sobre quem deve ou não circular na área exclusiva.

Comentários

Comentários