O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá a disposição um avião do Governo do Paraná para viajar a São Paulo neste sábado, 2 de março, para o velório do neto Arthur Araújo Lula da Silva, que morreu no início da tarde desta sexta-feira, aos 7 anos, em decorrência de uma meningite meningocócica.

Segundo a gestão paranaense, a aeronave foi um pedido da Polícia Federal, o que indicaria que o petista recebeu ou está prestes a receber a autorização judicial para deixar a prisão temporariamente em Curitiba, onde está desde 8 de abril.

O Ministério Público Federal deu parecer favorável à saída de Lula da cadeia, pedida por sua defesa, mas ainda não há confirmação oficial da Justiça a respeito da autorização.

A informação do empréstimo da aeronave foi confirmada pelo Governo do Estado, liberada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). “O apoio para o deslocamento permitirá que o ex-presidente participe do velório do neto Arthur Araújo Lula da Silva, que morreu nesta sexta-feira em Santo André, vítima de meningite”, diz o Governo do Paraná, em nota.

A presidenta do PT e deputada federal, Gleisi Hoffmann, visitou o ex-presidente no final da tarde desta sexta-feira e informou que ainda não havia a confirmação da autorização judicial para a saída de Lula, devido a “questões de logística”. Segundo ela, Lula estava bastante “abatido” com a notícia da morte de Arthur. “[Lula] Disse que deveria um pai enterrar o filho, um avô enterrar o neto”, afirmou.

Se concretizado, será a primeira vez que Lula deixará a carceragem da PF em Curitiba em cumprimento da Lei de Execução Penal, que no artigo 120 prevê que presos em regime fechado, semiaberto ou provisórios podem obter permissão para sair do estabelecimento, mediante escolta, no caso de falecimento de cônjuge, companheiros, ascendentes, descendentes ou irmãos.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o velório do neto de Lula será no Cemitério Jardim da Colina, em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo), onde foi velada a ex-primeira-dama. Ainda segundo o jornal, a cremação do corpo de Arthur está prevista para as 12h deste sábado.

Fonte: EL PAÍS

Comentários

Comentários