Foto divulgação

Manaus – A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), inicia nesta semana uma campanha de reforço à coleta de sangue, para atender as unidades de saúde no período do Carnaval. Durante o mês de fevereiro, o órgão levará a unidade móvel Vampirão para diferentes zonas de Manaus. A meta é arrecadar pelo menos 250 bolsas de sangue por dia.

Na próxima sexta-feira (02/02), o Vampirão estará realizando coleta, das 8h às 17h, na sede da Coca-Cola. No dia seguinte, a coleta ocorrerá no mesmo horário na Igreja Universal. O Tribunal de Justiça do Amazonas receberá a unidade móvel de coleta na próxima terça-feira, dia 6 de fevereiro, das 8h às 12h.

Nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro, o Vampirão irá, respectivamente, à sede da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), das 8h às 12h; Recofarma, das 8h às 17h; e Whirpool, das 8h às 15h. No dia 17 de fevereiro, a unidade móvel realizará coleta em evento no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques. Já nos dias 22, 23 e 24, a coleta de sangue será no Senac, no centro de Manaus, Grupo Simões e na Igreja Adventista.

Para doar sangue é necessário apresentar documento oficial de identidade com foto. A pessoa precisa ter entre 18 e 69 anos. Menores de idade também podem doar, desde que tenham autorização dos pais ou responsáveis. Jovens de 16 e 17 anos precisam de autorização formal do responsável ou representante legal.

Os doadores também devem estar bem de saúde e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores à doação. Não é necessário estar em jejum para doar sangue.

Comentários

Comentários