Pela primeira vez na história uma mulher transgênero (que nasceu com corpo de homem, mas se identifica como mulher) conseguiu produzir leite e amamentar um bebê. O caso foi reconhecido cientificamente em pesquisa publicada no periódico especializado Transgender Health.

Segundo reportagem da agência britânica BBC, a transgênero de 30 anos atingiu a produção de leite de maneira “modesta, mas funcional” – cerca de 240ml por dia. Para chegar a este resultado foi realizado um tratamento com hormônios que estimulou o organismo a produzir o leite. Além disso, os seios eram bombeados cotidianamente.

A mulher passou a tomar o coquetel de remédios após sua companheira, gestante à época, decidir que não queria amamentar. A transgênero já fazia terapia hormonal havia seis anos, mas nunca fizera a retirada do órgão genital masculino. Channa Jayasena, pesquisador da universidade britânica Imperial College especializado em endocrinologia reprodutiva, disse que a pesquisa representa um “avanço impressionante”.

Fonte: BBC

Comentários

Comentários